segunda-feira, 25 de maio de 2009
OBJETIVO ACÚSTICO
É a noite do OBJETIVO ACÚSTICO , onde os alunos irão representar sua turma, cantando e tocando músicas da MPB e Bossa Nova.
Cada turma, do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, poderá apresentar até duas músicas. Haverá uma bancada que irá escolher dentro de alguns critérios a melhor apresentação. Os alunos que nao tocam nenhum instrumentos e nao vao cantar, poderão participar da torcida para seus colegas de classe.
Este é um jeito simpático de mostrar os talentos e de passar horas agradáveis, valorizando a cultura e a arte.
Vamos participar da Olimpíada Brasileira de Matemática!
Veja como é organizada e o que é a Olimpíada:
A Secretaria da Olimpíada de Matemática organiza, neste ano letivo, a 31ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), uma competição destinada às escolas públicas e privadas do país.
O calendário das provas é o seguinte:
NÍVEIS 1 - 2 e 3
Primeira Fase: sábado, 06 de junho de 2009
Segunda Fase: sábado, 12 de setembro de 2009
Terceira Fase: sábado, 17 de outubro (níveis 1, 2 e 3)
domingo, 18 de outubro de 2009, para os níveis 2 e 3 - segundo dia de prova
NÍVEL UNIVERSITÁRIO
Primeira Fase: sábado, 12 de setembro de 2009
Segunda Fase: sábado, 17 e domingo, 18 de outubro de 2009
O que é :
Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir da 5ª série), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o IMPA, elaborou um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral .
Agora só falta você participar !
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Paulo Freire - Um educador , Um mestre
Paulo Freire - Um educador , um mestre.
( Tive o privilégio de participar de palestra do mestre, na qual falava da necessidade de que cada educador tenha a amorosidade no ato de educar)
Um educador brasileiro, autor de vários livros, uma vida voltada à educação,defendia a idéia de que a escola deve ensinar o aluno " a ler o mundo" para que possa transformá-lo.
Sua contribuição foi notável, dizia que o ser humano é um ser inacabado, portanto sempre pronto a aprender.
Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra. Conheça suas obras.
sábado, 9 de maio de 2009
Uma Conquista de professores e alunos OBJETIVO
Merito também dos professores que desenvolvem um bom trabalho, aliado a metodologia e ao sistema de ensino, voltado para a competencia e habilidades necessárias a este tipo de exame e a formação do aluno.
Buscar sempre bons resultados é filosofia da escola, para isso é ofertado alem das aulas em horário normal, plantões, laboratórios, oficinas e passeios que possam contribuir para o conhecimento.
Como fazer um bom texto
Nilma Guimarães*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Antes de escrever, é preciso conhecer o assunto
É importante ter consciência de que, para escrever sobre determinado tema, é preciso primeiramente conhecê-lo. É extremamente difícil elaborar um texto sobre um assunto do qual se tenha pouco conhecimento.Para desenvolver de forma efetiva a capacidade de produzir textos escritos, torna-se imprescindível a leitura sistemática dos mais diversos materiais sobre o tema a ser abordado. No momento da elaboração propriamente dita, a anotação em um rascunho de todas as idéias que forem surgindo constitui um recurso fundamental.
Selecionando as idéias
A coerênciaAté esse ponto, realiza-se somente um esboço da redação, já que o texto não está concluído. Daqui em diante, é necessário verificar se as idéias levantadas se encontram concatenadas, isto é, se estão encadeadas de forma lógica e coerente, tomando-se o cuidado de se eliminar qualquer tipo de contradição.É importante examinar, ainda, as palavras e expressões selecionadas para a elaboração do texto, observando a necessidade de trocar aquelas consideradas inadequadas, impróprias ou pouco expressivas, com o objetivo de se atingir a tão necessária propriedade vocabular. Esse trabalho de adequação do vocabulário deve obrigatoriamente suceder a etapa de articulação das idéias abordadas, uma vez que de nada adianta trocar termos e expressões impróprias em caso de ainda ser necessário mexer na estrutura do texto ou mesmo reescrevê-lo.Há que se ressaltar, também, o fato de que antes de se finalizar a elaboração do texto e passá-lo a limpo, é preciso fazer uma revisão gramatical, verificando a ortografia, a acentuação gráfica e a sintaxe.Por fim, ainda que às vezes a nota de uma redação não chegue a ficar comprometida pela ausência do título, é importante não esquecê-lo, pois esse elemento aparentemente secundário do texto geralmente contribui para uma melhor compreensão do direcionamento adotado na exploração do tema.
Adesão ao novo Enem
Veja como funciona :
Como é o novo Enem?
De acordo com a proposta do MEC, a prova do novo Enem será realizada em dois dias. Com 200 testes de múltipla escolha, serão avaliadas as áreas de linguagens; códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.Ao se inscrever para a prova, o estudante terá o direito de optar por cinco cursos e instituições e, de acordo com a nota, simular a posição no curso pretendido, em comparação com as notas dos demais concorrentes.
No sistema unificado, os pesos das provas podem ser diferentes, caso a instituição queira.
A proposta prevê a aplicação do novo Enem em 3 e 4 outubro e a divulgação das provas em 4 de dezembro. A divulgação do resultado final, com a correção das redações, foi sugerida para 8 de janeiro do próximo ano.
veja mais noticias em :
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/05/09/ult1811u309.jhtm
sexta-feira, 1 de maio de 2009
Uma ajuda em pesquisas e leituras
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
http://acessolivre.capes.gov.br.