segunda-feira, 25 de maio de 2009

OBJETIVO ACÚSTICO

Vem aí um evento que promete mostrar o talento dos alunos objetivo.
É a noite do OBJETIVO ACÚSTICO , onde os alunos irão representar sua turma, cantando e tocando músicas da MPB e Bossa Nova.
Cada turma, do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, poderá apresentar até duas músicas. Haverá uma bancada que irá escolher dentro de alguns critérios a melhor apresentação. Os alunos que nao tocam nenhum instrumentos e nao vao cantar, poderão participar da torcida para seus colegas de classe.
Este é um jeito simpático de mostrar os talentos e de passar horas agradáveis, valorizando a cultura e a arte.

Vamos participar da Olimpíada Brasileira de Matemática!

Vamos participar da 31ª Olimpíada Brasileira de Matemática , que tem sua primeira fase em junho e é destinada a alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Nível Universitário.

Veja como é organizada e o que é a Olimpíada:

A Secretaria da Olimpíada de Matemática organiza, neste ano letivo, a 31ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), uma competição destinada às escolas públicas e privadas do país.

O calendário das provas é o seguinte:
NÍVEIS 1 - 2 e 3
Primeira Fase: sábado, 06 de junho de 2009
Segunda Fase: sábado, 12 de setembro de 2009
Terceira Fase: sábado, 17 de outubro (níveis 1, 2 e 3)
domingo, 18 de outubro de 2009, para os níveis 2 e 3 - segundo dia de prova
NÍVEL UNIVERSITÁRIO
Primeira Fase: sábado, 12 de setembro de 2009
Segunda Fase: sábado, 17 e domingo, 18 de outubro de 2009

O que é :
Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir da 5ª série), Médio e Universitário das escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
Em torno desta competição, a Sociedade Brasileira de Matemática, em estreita cooperação com o IMPA, elaborou um projeto que visa empregar competições matemáticas como veículos para a melhoria do ensino de Matemática no país, além de contribuir para a descoberta precoce de talentos para as Ciências em geral .

Agora só falta você participar !

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Paulo Freire - Um educador , Um mestre



Paulo Freire - Um educador , um mestre.

( Tive o privilégio de participar de palestra do mestre, na qual falava da necessidade de que cada educador tenha a amorosidade no ato de educar)

Um educador brasileiro, autor de vários livros, uma vida voltada à educação,defendia a idéia de que a escola deve ensinar o aluno " a ler o mundo" para que possa transformá-lo.

Sua contribuição foi notável, dizia que o ser humano é um ser inacabado, portanto sempre pronto a aprender.

Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno. Isso significa, em relação às parcelas desfavorecidas da sociedade, levá-las a entender sua situação de oprimidas e agir em favor da própria libertação. O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra. Conheça suas obras.

sábado, 9 de maio de 2009

Uma Conquista de professores e alunos OBJETIVO

O primeiro lugar no ENEM,dentre as escolas particulares do Municipio de Itapeva- SP, é do Colegio Objetivo. Merito dos alunos que levaram a sério e se dedicaram nos estudos e tiveram o comprometimento necessário, para que na hora da prova pudessem ter um bom rendimento.
Merito também dos professores que desenvolvem um bom trabalho, aliado a metodologia e ao sistema de ensino, voltado para a competencia e habilidades necessárias a este tipo de exame e a formação do aluno.
Buscar sempre bons resultados é filosofia da escola, para isso é ofertado alem das aulas em horário normal, plantões, laboratórios, oficinas e passeios que possam contribuir para o conhecimento.

Como fazer um bom texto


Nilma Guimarães*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Antes de escrever, é preciso conhecer o assunto
É importante ter consciência de que, para escrever sobre determinado tema, é preciso primeiramente conhecê-lo. É extremamente difícil elaborar um texto sobre um assunto do qual se tenha pouco conhecimento.Para desenvolver de forma efetiva a capacidade de produzir textos escritos, torna-se imprescindível a leitura sistemática dos mais diversos materiais sobre o tema a ser abordado. No momento da elaboração propriamente dita, a anotação em um rascunho de todas as idéias que forem surgindo constitui um recurso fundamental.
Nessa etapa do processo de escrita não deve haver nenhum tipo de preocupação quanto à seqüência ou organização dessas idéias.Essa etapa funciona como uma espécie de brainstorming ou "tempestade cerebral".
Esse procedimento permite avaliar o grau de conhecimento sobre o tema.
Selecionando as idéias
É preciso, a seguir, analisar com atenção todas as idéias levantadas aleatoriamente e eliminar aquelas que não parecerem apropriadas ao texto a ser elaborado.
A partir daí, devem-se organizar as idéias consideradas relevantes de maneira coerente, em parágrafos articulados entre si. É necessário concatenar o exposto no parágrafo anterior com o parágrafo subseqüente, por meio de organizadores ou conectores textuais, como as conjunções e os advérbios, buscando a construção do sentido do texto.
O desenvolvimento das idéias deve seguir a articulação lógica entre as três partes fundamentais do texto, que no caso da dissertação correspondem à introdução, ao desenvolvimento e à conclusão.
A coerênciaAté esse ponto, realiza-se somente um esboço da redação, já que o texto não está concluído. Daqui em diante, é necessário verificar se as idéias levantadas se encontram concatenadas, isto é, se estão encadeadas de forma lógica e coerente, tomando-se o cuidado de se eliminar qualquer tipo de contradição.É importante examinar, ainda, as palavras e expressões selecionadas para a elaboração do texto, observando a necessidade de trocar aquelas consideradas inadequadas, impróprias ou pouco expressivas, com o objetivo de se atingir a tão necessária propriedade vocabular. Esse trabalho de adequação do vocabulário deve obrigatoriamente suceder a etapa de articulação das idéias abordadas, uma vez que de nada adianta trocar termos e expressões impróprias em caso de ainda ser necessário mexer na estrutura do texto ou mesmo reescrevê-lo.Há que se ressaltar, também, o fato de que antes de se finalizar a elaboração do texto e passá-lo a limpo, é preciso fazer uma revisão gramatical, verificando a ortografia, a acentuação gráfica e a sintaxe.Por fim, ainda que às vezes a nota de uma redação não chegue a ficar comprometida pela ausência do título, é importante não esquecê-lo, pois esse elemento aparentemente secundário do texto geralmente contribui para uma melhor compreensão do direcionamento adotado na exploração do tema.

Adesão ao novo Enem

As Universidades públicas terão ate 20 de maio para aderir ao novo sistema do enem, (Exame Nacional do Ensino Medio ) como forma de disponibilizar vagas para o ingresso aos cursos superior.
Veja como funciona :
Como é o novo Enem?
De acordo com a proposta do MEC, a prova do novo Enem será realizada em dois dias. Com 200 testes de múltipla escolha, serão avaliadas as áreas de linguagens; códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.Ao se inscrever para a prova, o estudante terá o direito de optar por cinco cursos e instituições e, de acordo com a nota, simular a posição no curso pretendido, em comparação com as notas dos demais concorrentes.
No sistema unificado, os pesos das provas podem ser diferentes, caso a instituição queira.
A proposta prevê a aplicação do novo Enem em 3 e 4 outubro e a divulgação das provas em 4 de dezembro. A divulgação do resultado final, com a correção das redações, foi sugerida para 8 de janeiro do próximo ano.
veja mais noticias em :
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/05/09/ult1811u309.jhtm

sexta-feira, 1 de maio de 2009

CAPTURANDO O VENTO



PARA QUEM ACREDITA QUE TUDO É POSSIVEL!

Uma ajuda em pesquisas e leituras

Para quem quer acessar leituras de textos, pesquisas em nivel academico , resumos , pode usar um site que facilita e ajuda muito na hora de buscar estas informações : O portal traz tudo isso e voce pode fazer leituras de livros e obras de seu interesse.
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

http://acessolivre.capes.gov.br.