domingo, 8 de março de 2009

Distração e indisciplina ou déficit de atenção?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o distúrbio neurocomportamental mais comum na infância. Afeta 5% das crianças e 2% dos adultos (os sintomas diminuem com o passar do tempo).
Mesmo com uma incidência alta, 91% da população brasileira nunca ouviu falar em TDAH, segundo uma pesquisa feita por médicos.
Entre os professores, o cenário se inverte: 87% afirmam saber da existência do transtorno, mas eles têm dificuldade de identificar os casos e não reconhecem que se trata de um distúrbio nas neurotransmissões.

O transtorno pode se manifestar apenas com sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade ou combinando reações das três vertentes.
O distraído evita tarefas que exijam concentração, tem dificuldade de organizar tarefas, erra por descuido, parece não escutar, perde coisas e não termina tarefas.
O hiperativo agita mãos e pés ou se mexe na cadeira; tem dificuldade em brincar ou envolver-se silenciosamente em atividades de lazer e fala em demasia.
O impulsivo freqüentemente dá respostas precipitadas antes das perguntas terem sido concluídas e apresenta dificuldade em esperar sua vez.
Consequências
Baixo desempenho escolar/profissional; dificuldade de relacionamento; baixa autoestima; maior probabilidade de repetência escolar; demissões; trocas de empregos; precocidade na vida sexual; gravidez na adolescência; transtornos psiquiátricos; abuso de drogas; depressão........

Veja mais sobre este assunto em:

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/ensino/Distracao-e-indisciplina-ou-deficit-de-atencao

Nenhum comentário:

Postar um comentário